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Pesquisa estimulada ou questionário com questões fechadas

 

Nas
questões fechadas – as chamadas pesquisas estimuladas que nas prévias eleitorais –
 você oferece ao respondente algumas
alternativas de resposta por escrito, ou faz a pergunta pessoalmente ou por
telefone. As questões fechadas
apenas mostram a frequência das opções entre as alternativas dadas – não
trazem informação nova. Mas as
questões
fechadas têm vantagens: as respostas são fáceis de responder e mais fáceis de
apurar. Nas prévias eleitorais, os institutos de pesquisa fornecem
os nomes dos candidatos já
inscritos ou praticamente inscritos, na tentativa de assim prever o resultado
das eleições.

 

Nas
questões abertas – as chamadas 
pesquisas espontâneas nas prévias eleitorais – você não sugere qualquer tipo de
resposta. A pessoa usa suas próprias palavras para responder às suas
questões. Podem surgir assim ideias que você próprio não teve, quando elaborou
o questionário.
Mas
as
questões abertas têm desvantagens: o número
de respostas por questão diminui.
Nas
pré-campanhas para eleições, a questão aberta mede principalmente a lembrança
que o eleitor tem de um político e mede, assim, seu potencial para concorrer a
um cargo.

Vamos
primeiramente ver algumas particularidades das questões fechadas, mais
comumente usadas nas pesquisas acadêmicas.

 

 

1.  
Formatação das questões fechadas.

 

Há várias
maneiras de apresentar as opções de resposta ao respondente. Uma boa escolha é
o uso de caixas ou círculos adequadamente espaçados, com demarcação ou por
parêntesis, no lugar em que o respondente deve ser instruído a assinalar sua
opção com um X.

 

Exemplo

 

 Questão: O senhor/a senhora frequenta alguma igreja?

o  Sim

o  Não

 

 

Exemplo

 

   Questão:
Deve haver reserva de vagas nas universidades
para

o    Negros.

o    Indígenas.

o    Pessoas pobres.

o    Egressos de escolas públicas.

o    Ninguém.

 

Algumas
questões são contingentes, isto é, devem ser respondidas por apenas pelos
respondentes que fizeram determinada opção. Quando for este o caso, você faz
duas perguntas, mas só deve responder à segunda pergunta quem respondeu “sim” à
primeira. As perguntas contingentes em geral ajudam, porque facilitam a
resposta e a análise, mas demandam formatação especial.

 

Exemplo

 

Questão:
Alguém da sua família pertence à Associação
de Pais e Mestres da nossa escola?

2.
Tipos de resposta que podem ser oferecidos para a questão fechada

 

Questionários
com questões fechadas são usados em levantamentos feitos por correio (endereço
físico ou endereço eletrônico) e em entrevistas feitas por telefone. Também são
usados questionários com questões fechadas nas prévias eleitorais, nas
pesquisas de opinião e nas pesquisas de mercado em que os respondentes são
abordados em lugares públicos.

As opções
de resposta que podem ser oferecidas aos respondentes dependem, evidentemente,
da pergunta feita. Mas alguns cuidados são necessários.

Quando se
perguntam fatos ou atitudes, duas categorias de resposta são, em geral,
suficientes. No entanto, quando a pergunta pretende levantar uma opinião, é
importante ter a categoria “Não sei”, que dá ao respondente a possibilidade de
dizer que não têm opinião ou que ainda não pensou sobre o assunto. Quando esta
segunda situação ainda é bastante possível, deve haver, ainda, uma categoria
com o título “Não decidi”. As prévias eleitorais têm, sempre, essa categoria.

 

Exemplos

            Questão: O senhor/ a senhora já viajou para o
exterior?

o    
Sim

o    
Não

 

 Questão: O senhor/ a senhora acha que o Brasil é um país corrupto?

o    
Sim

o    
Não

o    
Não sei

 

As
respostas oferecidas ao respondente devem ser inclusivas, ou seja, os respondentes não devem ficar perdidos, sem
saber em que categoria se enquadrar. A solução mais simples – se você não tiver
a certeza de que está oferecendo ao respondente todas as opções possíveis de
resposta – é colocar uma categoria com a denominação “Outros ______________” ou
“Sem declaração”.

 

Exemplo

 Questão: Qual é a sua cor ou raça?

 

o     Branca

o     Preta

o     Amarela

o     Parda

o    
Indígena

o    
Sem declaração

 

Segundo,
as respostas oferecidas ao respondente devem ser mutuamente exclusivas, isto é, o respondente não pode se sentir
enquadrado em mais de uma categoria.

 

Exemplo

      Questão (inadequada): Qual é o seu estado civil?

            o   
Casado

o    Em união consensual

o   
Viúvo

o    Divorciado

 

Comentário: As alternativas oferecidas não oferecem
todas as possibilidades. O (A) respondente que for, por exemplo, desquitado (a)
ou separado (a) judicialmente, pode achar que não tem opção de resposta.

 

As opções
de resposta podem ser apresentadas de diferentes maneiras. Algumas questões só
admitem respostas dicotômicas, outras oferecem múltiplas escolhas e outras
oferecem opções escalonadas.

 

Binária: a pergunta permite apenas dois tipos de
resposta como, por exemplo, “Sim” e “Não”.

 

Exemplo

          Questão: Você mudou de emprego nos últimos 12
meses?

o       Sim

o       Não

 

Múltipla
escolha
: são dadas, ao
respondente, várias opções de resposta, para que ele próprio faça a escolha.

 

Exemplo

            Questão: Qual é o seu grau de escolaridade?

                        o   Fundamental incompleto

o   Fundamental completo

o   Médio incompleto

o  
Médio
completo

o   Superior incompleto

o  
Superior
completo

 

Escalonada: as alternativas de
resposta estão organizadas em escala, de tal maneira que o respondente, ao
fazer sua opção, indica seu posicionamento perante a pergunta feita. A escala
pode ser dada em palavras.

 

                            Exemplo

Questão: Você é a favor da descriminalização da
maconha?

 

o   Totalmente favorável

o   Moderadamente favorável

o   Indiferente

o   Moderadamente contrário

o   Totalmente contrário

 

No exemplo
dado, as respostas vão da concordância para a discordância. Poderia ser feito o
contrário, como é mostrado em seguida.

 

Exemplo

Questão: Você é a favor da descriminalização da
maconha?

 

o    Totalmente contrário

o   
Moderadamente
contrário

o    Indiferente

o   
Moderadamente
favorável

o    Totalmente favorável

 

Se o
número de respondentes for grande, a recomendação é a de que você faça metade
dos questionários que serão distribuídos indo da concordância para a
discordância e a outra metade indo do da discordância para a concordância.


            Itens de Likert

Questionários com cinco alternativas
escalonadas, conhecidas como itens de Likert, são muito usadas em levantamentos
de dados. Likert sugeriu ainda que os questionários fossem formados não apenas
por questões, mas também por declarações, o que aumentaria a flexibilidade do
questionário e tornaria a tarefa do respondente mais agradável. As declarações devem
ser redigidas de forma simples, como, por exemplo: “A aula foi excelente”. O
respondente então assinala seu grau de concordância com cada uma das
declarações que o pesquisador apresentar.

Likert enfatizou o uso de escalas com cinco
alternativas:

1) concorda fortemente;

2) concorda;

3) nem concorda nem discorda;

4) discorda;

5) discorda fortemente.

Mas não
existe um consenso sobre o número de respostas alternativas que devam ser
oferecidas ao respondente. O número ótimo de alternativas depende da natureza
da questão e das características do respondente.

      É, porém, conhecido o fato de muitos
respondentes sentirem insegurança para tomar posição diante de certos questionamentos:
ficam “em cima do muro”. As respostas alternativas em número ímpar admitem
sempre um “ponto neutro”: a alternativa do meio da série significa nenhum
posicionamento em relação ao assunto, nenhuma opinião.

 

 Alguns especialistas recomendam evitar o
“ponto neutro” para forçar o respondente a tomar posição – positiva ou negativa
– em relação ao assunto tratado. Recomendam, portanto, número par de respostas
alternativas. Veja o exemplo dado em seguida, que força o respondente a tomar
posição.

 

Exemplo

Questão: Você considera sua preparação suficiente para o cargo que
ocupa?

Dada à
controvérsia, recomenda-se fazer algumas questões com número par de respostas –
para obter um posicionamento – e outras questões, mais sensíveis, em número ímpar,
para não pressionar demais o respondente.

Vimos a
graduação feita por palavras, mas essa graduação também pode ser feita por
escala diferencial semântica, escala visual analógica, figuras[1].

 

Escala diferencial semântica:
o respondente é convidado a classificar sua opinião em escala linear numérica,
geralmente com 5 ou 7 níveis. É melhor que os dois extremos sejam explicados
com palavras.

 

                                Exemplos

Questão
1 (inadequada):


Considere sua vida, em geral. Numa escala de
zero a 10, que nota você daria?


           

Comentário:
A declaração é muito vaga e a escala é
muito ampla. Que resposta você daria? A menos que esteja numa hora de euforia
(nota dez) ou de depressão (nota zero), você não encontra critérios para
julgar.


Questão
2 (adequada):

Você experimentou nossa máquina
fotográfica. Classifique a declaração feita em seguida numa escala de 1
(Discordo completamente) a 5 (Concordo perfeitamente).

         

           Esta máquina é fácil usar. 

 

                  1    2    3   
4    5

 

Escala
visual analógica
: é
fornecida uma escala ao respondente, como, por exemplo, uma linha horizontal em
que o respondente deve dar sua resposta fazendo uma cruz no ponto onde ele
próprio se situa.

 

Exemplo

Questão: Faça uma cruz na linha abaixo no ponto que dá o
grau de dor que está sentindo. 

Em lugar
de uma linha, você pode fazer um desenho mais sugestivo.

 

Exemplo

Questão: Marque (com um X) seu grau de satisfação
com o resultado da cirurgia.

 

Por
figuras
: são fornecidas figuras
sugestivas, para o respondente escolher a que mais expressa os sentimentos que
ele tem como resposta à pergunta feita. As figuras devem ser usadas preferencialmente
com crianças ou com pessoas de pouca escolaridade.

 

Exemplo

Questão:
Como você se sente quando pensa na sua escola?

 

                            

Exemplo

Questão: Você quer subir na vida. Nas duas escadas
desenhadas abaixo, em que degrau você estava no ano passado? Em que degrau você
está este ano? Marque os degraus com um X.

    São dadas
aqui algumas sugestões para você levar em conta quando faz seu questionário:

 

§  Use escalas com, no máximo, sete pontos (se
puder menos, melhor).

 

§  Expressar sentimentos, desconforto,
apreciação em valores numéricos é difícil para muitas pessoas. Em vez de dizer:

 “Entre
um e cinco, que nota você daria à aula que assistiu? ” Pergunte: “Que nota você
daria à aula que assistiu entre um (aula ruim) e cinco (aula excelente)? ”

 Nunca
use números negativos.

§  Algumas pessoas têm dificuldade em distinguir
entre “bom” e “muito bom”. Escreva “bom” e “excelente”. Escreva “dor forte” e
“dor muito forte” em lugar de “dor forte” e “dor severa”. 

Para
ajudar na construção das respostas alternativas escalonadas, seguem algumas
sugestões.

 

            Expressões usadas nos itens de Likert

 

Expressões
de concordância

Duas respostas alternativas

o Concordo

o Discordo

Três respostas alternativas

o   Concordo

o  
Indeciso

o   Discordo

Cinco respostas alternativas

o   Concordo plenamente 

o  
Concordo 

o   Indeciso

o  
Discordo

o      Discordo completamente

                         Seis respostas
alternativas

o      Concordo plenamente 

o     
Concordo
moderadamente 

o      Concordo levemente 

o     
Discordo
plenamente 

o      Discordo moderadamente

o     
Discordo
completamente

          Algumas expressões de frequência

                        Quatro respostas
alternativas

o       Geralmente

o      
Às
vezes 

o       Raramente

o      
Nunca

                       Cinco respostas
alternativas

o      Quase sempre

o     
Muito 

o      Ocasionalmente 

o     
Pouco

o      Nunca

                      Cinco respostas
alternativas

o      Sempre

o     
Geralmente

o      Às vezes 

o     
Raramente

o      Nunca

              Algumas expressões de
importância 

                       Cinco respostas
alternativas

o      Muito importante 

o     
Importante 

o      Mais ou menos importante 

o     
De pouca
importância

o      Sem importância

               Algumas expressões de
qualidade

                       Cinco respostas
alternativas

o      Muito bom

o     
Bom 

o      Aceitável 

o     
Ruim 

o      Muito ruim

                        Três respostas
alternativas

o      Bom

o     
Aceitável

o      Ruim

                Algumas expressões de
probabilidade 

                        Sete respostas alternativas

o      Sempre

o     
Muito
provavelmente

o      Provavelmente sim

o     
Possivelmente 

o      Provavelmente não 

o     
Muito
provavelmente não

o      Nunca 

 

3.3.1.4.
Uma alternativa

 

Há quem
considere que é melhor forçar o respondente a uma escolha – e simplesmente
esquecer as escalas. Não teria sentido, portanto, fazer itens com respostas
concorda/discorda, porque algumas pessoas concordam com qualquer coisa que
estiver escrita à sua frente.

 

                         Exemplo

Questão
(inadequada):
A
maioria dos homens se ajusta à política mais bem do que as mulheres.

 

o    Concordo

o   
Discordo

 

Comentário: Alguns especialistas em questionários
consideram esta maneira de formular a questão inadequada, porque muitas pessoas
concordariam simplesmente porque estão acostumadas a concordar, sem pensar no
assunto.

 

          Questão (adequada): Escolha uma das alternativas:

o  
Homens se
ajustam mais bem à política do que mulheres.

o  
Homens e
mulheres se ajustam igualmente bem à política.

o  
Mulheres
se ajustam mais bem à política do que os homens.

Comentário: Esta segunda questão, que exige escolha
forçada, é mais apropriada.

 

Em assuntos
controversos, é razoável deixar claro ao respondente que o pesquisador sabe da
existência de opiniões diametralmente opostas – e não está preocupado com o
tipo de resposta que vai receber.

 

                                    Exemplos

Questão
1:
Algumas pessoas acham que homossexuais não podem exercer algumas atividades profissionais.
Outras acham que isso não faz diferença. Em sua opinião, um homossexual pode ou
não ser padre?

 

Questão
2:
Algumas pessoas acreditam que o Brasil não
é afetado por crises econômicas no mundo. Outras pessoas acham que o Brasil é
afetado. O que o senhor pensa?

                                               NOTA: 1. Questões abertas (pesquisa espontânea) será tratada em uma                            próxima postagem.

                                                             2. Toda a abordagem feita aqui é dirigida aos pós-graduandos, que                      elaboram questionários para seus trabalhos.



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