O que é estudo de caso?

     

É comum conceituar estudo
de caso
como o relato sobre uma única pessoa (um “caso clínico” como
aqueles descritos por Freud), uma instituição (como um hospital), um programa
(como o Bolsa Família) ou um evento (a eleição do reitor de uma universidade).
Esses estudos tratam
fenômenos singulares ou originais – e
não devem ser meras entrevistas de algumas pessoas às quais o pesquisador tem
acesso.
No
estudo de caso,
o pesquisador se propõe a apresentar uma situação ou
condição singular ou original, em profundidade e no contexto da vida real.
Para
fazer um estudo de caso, é preciso estabelecer objetivos, justificativa e
apresentar a literatura de apoio. Ainda
é importante estabelecer os limites de
busca
como, por exemplo, período de tempo coberto pelo estudo, lugar ou
espaço geográfico em que serão feitas as observações e as evidências que serão
coletadas.
Mas
todo estudo de caso começa, necessariamente, com a definição do caso a ser estudado.
Se o caso for selecionado não por ser
representativo de outros casos, mas porque é único, dizemos que é um
caso
intrínseco
.
Exemplo
Foi conduzido um estudo de caso1 intrínseco para estudar um casal de velhos
dementes, com a finalidade de entender o impacto da demência sobre a vida
diária deles e de seus parentes.
Se
o caso for selecionado por ser “típico”,
o que permite ao pesquisador estudar mais o fenômeno do que o caso em si,
dizemos que é um
caso
instrumental
. Se forem estudados vários casos, cuidadosamente
selecionados, estamos diante de um caso coletivo ou casos múltiplos.
Exemplo
Para mais bem entender as representações sobre
ensino de estatística2, foi conduzido um estudo de caso instrumental entrevistando
professores de estatística da Unicamp.

  Os estudos de caso ainda podem ser3:
·        
Descritivos
·        
Explicativos
·        
Exploratórios
  
                      
             Estudos
descritivos
Objetivo: Relatar um ou mais exemplos que bem ilustrem
uma situação, tornando o tema mais familiar para o leitor.
Justificativa: fornece subsídios necessários para discutir o tema na situação.
                                        Exemplo
Objetivo: foi conduzido um estudo descritivo para
descrever a tomada de decisão de um grupo de estudantes de enfermagem em
situação clínica4.
Justificativa: seria impossível para o autor ter uma
descrição correta da tomada de decisão de estudantes de enfermagem sem
considerar o contexto em que ocorria (a escola, a situação clínica e o ambiente
de aula).

                                       Estudos explicativos    
                                                   
Objetivo: apontar aspectos embutidos no fenômeno,
esclarecendo situações, agregando informações de várias fontes, obtidas em
tempos diferentes.
 Justificativa: quando se olha apenas um caso, nem
sempre o leitor consegue ver o todo contexto em que o fenômeno se insere. 
                                             Exemplo
Objetivo: foram examinadas 158 publicações
científicas de autores brasileiros para determinar o quanto obedeciam às
diretrizes internacionais e às normas nacionais para condução de pesquisas em
seres humanos5.
Justificativa: os
achados mostraram a necessidade de
os trabalhos publicados mais bem informar a
participação efetiva de cada autor na pesquisa, relatar a fase da pesquisa,
descrever o local da pesquisa, informar patrocínio e indicar o número total de
participantes no Resumo.

Estudos exploratórios
Objetivo: buscar conhecimento sobre um tema sobre
o qual não existam teorias. É verdadeira caça às informações que possam trazer
entendimento sobre o tema.
Justificativa: balizar novos estudos e ajudar a
formular hipóteses. 
 Exemplo
Objetivo: Foi feito um estudo exploratório para levantar os procedimentos que poderiam despertar o
interesse dos estudantes de um colégio para os computadores do laboratório da
instituição6.
Justificativa: Fornecer aos pesquisadores informação
que os ajude a formular hipóteses iniciais sobre as características e os
interesses dos usuários desse serviço.
          Referências

1.         
Hellström
I, Nolan M, Lundh U: ‘We
do things together’: A case study of couplehood’ in dementia.
Dementia 2005, 4:7-22. 
2.              
Wada, Ronaldo Seichi. Estatística e ensino: um estudo sobre
representações de professores do 3º grau. Campinas: FE/Unicamp, 1996. Tese de
Doutorado. Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida.
3.         
Yin R: Case study research: design
and methods
. 2nd edition. Thousand Oaks, CA: Sage Publishing; 1994. 
Descrição: OpenURLIn: Baxter, P.
e Jack, S. Qualitative case study methodology: study design and implementation
for novice researchers. The Qualitative Research. Volume 13. Number 4.December
2008. 544-559.
4.         
Baxter, P e Jack,
S. Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for
Novice Researchers The Qualitative Report Volume 13 Number 4 December 2008
544-559
http://www.nova.edu/ssss/QR/QR13-4/baxter.pdf
5.         
Pauli,
Claudionei Cella. Análise, à luz da Bioética, do perfil das publicações
6.         
científicas de
autores brasileiros, antes e após a homologação das diretrizes éticas
referentes à pesquisa clínica (Ensaios) no Brasil [dissertação]. São Paulo:
Centro Universitário São Camilo; 2013.
7.         
Lettyann.Exploratory Research and Descriptive http://lettyann.hubpages.com/hub/Exploratory-Research-and-Descriptive-Research

Tags: No tags

5 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *