Alfa de Cronbach: impacto da retirada de questão


Dados apresentados em um trabalho só têm sentido se o instrumento de medida for confiável. Existem diferentes estatísticas para estimar confiabilidade, estudadas em Qualidade.  No caso de questionários, também se define uma estatística para medir consistência interna 1 que é a extensão em que as questões medem o mesmo construto.

Para medir consistência interna, Lee J. Cronbach
desenvolveu o coeficiente alfa em
19512. Essa estatística é fácil de calcular, pode ser obtida mesmo
quando se administra o questionário uma única vez 3 e pode ser aplicada
tanto para questionários com respostas binárias como para 
questionários com alternativas múltiplas de
resposta, com escala do tipo Likert, por exemplo. No entanto, embora tenha
diversas vantagens e seja muito usado, o
coeficiente
alfa
de Cronbach nem sempre é bem compreendido4. Vamos apresentar aqui um pouco dessa estatística. 

O valor de alfa é dado pela formula:

                                      

O valor máximo para o alfa de Cronbach  é 1 e seu valor mínimo é 0, embora possam,
eventualmente, ocorrerem valores negativos.Em geral, entende-se que o
questionário tem confiabilidade aceitável
se o valor de alfa for maior do que 0,7 (alguns dizem que 0,6) e tem boa confiabilidade se o valor de alfa
for maior do que 0,8. No entanto, não é desejável que o valor de alfa seja muito
alto (como 0,95 ou mais), pois isso pode estar indicando redundância das
questões. Estas são apenas diretrizes porque o valor real do alfa de
Cronbach vai depender de outras coisas, tais como:

1.  
Quando o número de
questões aumenta
, o valor do alfa de Cronbach tende a aumentar,
mesmo sem qualquer aumento de consistência interna.
2.  
Quando as correlações
entre as questões aumentam, o valor do alfa de Cronbach geralmente aumenta
. Isto
está certo, porque todas as questões devem buscar medir um só construto (também
dito fator, dimensão). Por exemplo,
existe um questionário
para medir o
impacto da saúde bucal na qualidade de vida de pessoas adultas. Nesse caso,
renda, profissão e escolaridade configuram uma dimensão, enquanto grupo de
idade pertence à outra dimensão.
No
entanto, não pode haver redundância, ou seja, correlações conseguidas com o
fato de se fazer praticamente a mesma pergunta.
Para identificar as dimensões em um questionário, é preciso fazer uma
análise fatorial.
3.  
Quando o questionário
tem codificação inversa, o
valor do alfa de Cronbach erradamente diminui, se a codificação for mantida na
contagem de pontos
. Então, se você faz duas perguntas sobre a mesma coisa,
mas invertendo a redação, para calcular o coeficiente alfa você precisa
inverter, também, os pontos obtidos nessas perguntas. Por exemplo, se a
primeira questão do questionário for “Você gosta de acompanhar as novelas na
televisão?” e a resposta só puder ser “Sim” ou “Não”, valendo 1 e zero pontos,
respectivamente e a décima questão for “ Você detesta novelas?”  e a resposta só puder ser “Sim” ou “Não”,
valendo 1 e zero pontos, na contagem, inverta os pontos.

Para determinar o impacto da i-ésima questão, i =
1,..,k, sobre a consistência interna
de um questionário com k questões,
calcula-se o valor de alfa depois de excluída a i-ésima questão. Esse procedimento é repetido para cada i ≤ k. De maneira mais prática, para
determinar o efeito de cada questão sobre a consistência interna do
questionário: 1) elimine a primeira questão e recalcule o valor de alfa; 2)
re-introduza a primeira questão, elimine a segunda e recalcule o valor de alfa;
3) re-introduza a segunda questão, elimine a terceira, recalcule o valor de
alfa e assim por diante, até que a k-ésima
questão seja retirada. Serão obtidos k
valores de alfa. Se o coeficiente alfa aumentar depois de uma questão ser
excluída, pode-se presumir que essa questão não está altamente correlacionada
com as demais. 
Exemplo
Os dados (fictícios)
apresentados na Tabela 1 são as respostas de n = 12 pessoas para k =
11 questões5.
Para obter o
valor de alfa estão apresentados, na Tabela 1, os totais de linhas (soma dos
pontos de cada respondente) e os totais de colunas (soma dos pontos dados em
cada questão por todos os respondentes). Também estão apresentadas as
variâncias populacionais (divididas por n) dos dados de cada coluna.

Tabela 1: Respostas binárias de 12 respondentes para 11 questões
            

É preciso obter a soma das variâncias apresentados
no rodapé da Tabela 1:
0,1389 + 0,1875 +…+ 0,0764 = 2,1458
Depois,
calcule a variância populacional dos totais de linhas:
V(11 + 9 +…+2) = 6,5208
O valor de alfa é
Para determinar o
impacto da primeira questão sobre a
consistência interna do questionário cujas respostas estão na Tabela 1, vamos
calcular o valor de alfa depois de excluída a primeira questão. Veja a Tabela 2.
     Tabela 2: Respostas binárias de 12
respondentes para 10 questões da Tabela 1, excluída a primeira questão


A soma das variâncias apresentados no rodapé da
Tabela 2 é:
0,1875 + 0,1875 +…+ 0,0764 = 2,0069
Depois, calcule
a variância populacional dos totais de linhas:
V(9 + 9 +…+2) = 6,4097
O valor de alfa (retirada a primeira questão) é
Calculando os 10 valores de alfa, sempre eliminada
uma questão, você obtém os valores apresentados na Tabela 3. Note que cada
coluna tem no rodapé o valor de alfa quando a questão indicada no cabeçalho foi
removida.
Como é
fácil ver, a omissão de qualquer das questões não altera muito o valor de alfa
de Cronbach. É a remoção da questão 8 que mais afeta o resultado. Mas o
questionário é consistente: o valor de alfa, para todas as questões é 0,7380 (
considerado bom) e nenhuma questão deve ser retirada.

 Tabela 3:
Valores de alfa, quando eliminada uma questão


Referências
1. Wei Tang1 , Ying Cui2 , Oksana Babenko. Internal Consistency: Do We Really Know What It Is and How to Assess It? Journal of Psychology and Behavioral Science June 2014, Vol. 2, No. 2, pp. 205-220.
2.               
Cronbach L J. Coefficient Alpha and the internal structure of tests. Psychometrika 16:297-334, 1951.
3.               
Gliem, Joseph A. Gliem, Rosemary R Cronbach’s Calculating,
Interpreting, and Reporting Cronbach’s Alpha …

Midwest Research to Practice Conference in Adult, Continuing, and Community
Education 2003
www.ssnpstudents.com/wp/wp…/Gliem-Gliem.pdf
4.               
Tavakol, Mohsen et al. Editorial.
Making sense of
Cronbach’s Alpha. International
International Journal of Medical Education.
2011; 2:53-55. 2011.www.ncbi.nlm.nih.gov › …
› PubMed Central (PMC)
5.               
O exemplo é de Charles
Zaiontz. Você encontra em
Cronbach’s
Alpha
http://www.real-statistics.com/reliability/cronbachs-alpha/


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